O Rainbow Chart é uma ferramenta gráfica usada frequentemente no contexto de melhoria contínua, como no World Class Manufacturing (WCM), para ajudar a monitorar e analisar a evolução de indicadores de desempenho. Aqui estão cinco vantagens no uso do Rainbow Chart:
Priorização de Ações
Com a diferenciação visual, fica fácil priorizar os esforços em áreas que estão no status mais crítico (vermelho, por exemplo). Isso ajuda a focar nos problemas mais urgentes para otimizar o tempo e os recursos disponíveis.
Acompanhamento de Melhorias ao Longo do Tempo
A ferramenta mostra de forma visual como os indicadores estão mudando, permitindo avaliar o impacto de ações de melhoria contínua e confirmar se as metas estão sendo atingidas.
4. Engajamento das Equipes
A simplicidade e clareza do Rainbow Chart ajudam a engajar equipes no acompanhamento de metas e resultados. Ele facilita a comunicação entre diferentes níveis organizacionais, promovendo um entendimento comum sobre os desafios e objetivos.
5. Suporte à Tomada de Decisões
O Rainbow Chart fornece uma visão consolidada de desempenho, ajudando os líderes a tomar decisões informadas e baseadas em dados, seja para ajustar estratégias ou alocar recursos de forma eficiente.
Diego Marinho é Especialista em Engenharia de Produção, Professor Universitário, Consultor de Empresas pelo SEBRAE e Difusor de Metodologias de Pensamento Enxuto.
Em parte dos seus 15 anos de experiência, atuou na linha de frente de uma planta Nível Bronze do Grupo FCA sendo treinado pelos maiores difusores da metodologia World Class Manufacturing no mundo.
Atuou em diversos projetos de melhoria contínua e tornou-se Consultor SEBRAE, dando suporte a empreendedores a área de processos, produção, logística e ferramentas de melhoria contínua.
Após passar por inúmeros tipos de experiências, desenvolveu o método WCM Descomplicado que ensina engenheiros, profissionais de logística, processos, manutenção, produção e qualidade a conhecer e aplicar a metodologia World Class Manufacturing e desenvolver projetos de redução de desperdícios, otimização operacional e melhoria de produtividade com níveis de classe mundial.